Sobre o Preço das Coisas - Taxas sobre Produtos


Oi pessoal!

Ainda falando de dinheiro, sobre coisas do Canadá, uma coisa bem importante: as taxas sobre produtos. 

Nós no Brasil, e em diversos lugares desse mundão, estamos acostumados a olhar para os preços das coisas com todas as já taxas embutidas.
No entanto, por aqui as coisas não funcionam bem assim, normalmente quando você vê um preço na prateleira, ou o preço de algum serviço, na hora de paga-lo você pagará um valor maior, isto porque as taxas são adicionadas somente na hora da compra.

Por isso, em muitos dos posts que fiz em que comentei sobre algo que comprei, como os da Tag Beauté, eu tento indicar se o preço é com ou sem taxa.

Existem duas taxas aplicáveis, a GST (federal) e a PST (provincial). A GST é de 5% e a PST varia de 5% a 9,975% de acordo com a província. Além disso algumas províncias combinaram as duas taxas em uma única, a HST (Harmonized Sales Tax) que varia de 13% a 15%, também de acordo com as províncias. Vale ressaltar que em algumas províncias e territórios somente a GST é aplicada.

Segue abaixo as taxas ativas para os estados e províncias canadenses para o ano de 2015.
 
Fonte: Retail Council of Canada
Então o Top Alert é: Não saiam com o dinheiro contadinho baseado no preço que você viu na prateleira do estabelecimento, sempre incluam as taxas nas contas! 

E outro ponto importante é que até 2007 o Governo canadense possuía um programa de reembolso das taxas pagas sobre os produtos comprados no país para não residentes, o Visitor Rebate Program. Nele você reavia o valor referente às taxas pagas no momento de deixar o país, mas isso foi até 2007... Atualmente, infelizmente, este programa está desativado. Fuén!


Bisous!

T.

Share this:

,

Comentários

2 comentários:

  1. Uaaau, dessa eu realmente não sabia. Deve ser ruim ir ao mercado, ver um preço e saber que haverá um aumento daquilo. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Aff, é bem complicado mesmo, fora que ir no supermercado é sempre uma dor no coração porque é muiiito caro comer direito aqui. :(

      E o pior é que além disso elas variam de província em província, e saber que eu tô pagando uma das mais altas! Triste.

      Beijinho!

      Excluir