Cozinha da Tamirinha: Coxinhas - O Chef e a Chata

Sou fã assumida da Lu Ferreira do Chata de Galocha, vivo colocando link dela nos Links da Semana, todo mundo deve ter percebido. Uma das colunas que gosto bastante é a do Chef e a Chata feita em parceria com o Gui Poulain do Moldando Afeto!
Já testei algumas receitas deles como a 'geleia' de bacon para acompanhar hambúrguer que é uma delicia, nessa Páscoa fiz a receita do Gui de bacalhau aqui em casa e a que tenho repetido constantemente é a que irei repassar aqui que faço para matar a saudade de um ícone da culinária brasileira: a Coxinha! Risos! 
Imagem: Chata de Galocha

Coxinha de Frango com Catupiry - O Chef e a Chata


massa:
500 ml (2 xícaras) de leite
500 ml (2 xícaras) de água (Sugestão: Substitua a água pelo caldo do cozimento do frango, a massa fica com um temperinho féra)
150 g de manteiga com sal
1 colher (chá) de sal
500 g (4 xícaras) de farinha de trigo

recheio:
1 kg de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de cebola picada bem pequena
½ xícara (chá) de alho picado bem pequeno
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
300 g de catupiry (Aqui eu não encontrei nem requeijão, muito menos catupiry -fuén- então uso cream cheese como alternativa)
240 ml (1 xícara) de leite
salsinha picada
(enquanto vou fazendo o recheio vou experimentando e temperando a meu gosto com sal, pimenta, páprica....)

para empanar e fritar:
200 ml (3/4 de xícara) de leite integral
2 ovos
farinha de rosca (Não tem farinha de rosca? Bata torradas e faça uma farinha. Fiz isso com um pacote de torradas integrais que tinha em casa e ficou uma casquinha super crocante)

óleo de soja para fritar

Modo de Preparo:
Coloque a água, o leite, a manteiga e o sal em uma panela grande. Leve ao fogo até ferver. Assim que ferver adicione a farinha. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Desligue, coloque a massa em uma vasilha, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 1 hora.
Faça o recheio: Coloque o azeite numa panela e aqueça-o. Refogue a cebola e o alho até começarem a dourar levemente. Junte o frango desfiado e refogue. Junte a polpa de tomate, o catupiry e o leite. Cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Desligue e adicione a salsinha.
Abra um pequeno disco de massa na mão e coloque cerca de uma colher (chá) do recheio no centro da massa. Enrole formando uma bolinha. Enrole a bolinha na palma da mão até formar a pontinha da coxinha.
Em uma tigela misture bem o leite com o ovos. Coloque a farinha de rosca em outro recipiente. Passe as coxinhas na mistura de leite com ovos, retire o excesso e depois passe na farinha de rosca, empanando-as.
Aqueça o óleo em uma panela. É necessário ter óleo o suficiente para cobrir as coxinhas. Frite-as, poucas por vez.
Rendimento: aproximadamente 40 coxinhas pequenas.

As minhas, não tão fotogênicas e bonitas mas super gostosas!
Aqui em cima está o resultado da minha incursão culinária. Juro que apesar de não tão bonitas ficaram bem gostosas e ajudam a matar a saudade de casa! 

Share this:

Conta pra mim o que você achou

0 comentários:

Postar um comentário